Como Denunciar Plágio ao Google

Não se acomode! Denuncie a cópia de seus artigos ao Google e mantenha seu trabalho respeitado por todos!

Nesse artigo, falaremos sobre um grande mal que assola a Blogosfera, “O Plágio”. Quem nunca teve algum artigo copiado por outra pessoa e indevidamente publicado sem o menor respeito? 

Acho que essa resposta seria, praticamente ninguém. Infelizmente essa é uma prática “comum” e que a cada dia parece aumentar mesmo com as constantes denúncias e informações de todos os blogs e sites. Porém, não podemos nos acomodar, é preciso espalhar essa ideia para que muitos que acabam fazendo isso de que Plágio é crime e cabível de punições. 

Felizmente, o Google está ao lado dos blogueiros que criam seus artigos originais e não tolera qualquer tipo de plágio, podendo entre outros, excluir definitivamente o blog ou excluir dos resultados de busca. 


Exemplo de plágio que aconteceu com o Pro Developer:


Meios de denunciar cópias de seus artigos ao Google


I - No Blogger

Esse processo deve ser utilizado quando encontrar seus artigos copiados indevidamente em outros blogs hospedados na Plataforma Blogger. Nesse caso, o Google tem a propriedade de não apenas notificar a quem copiou como também excluir o conteúdo permanentemente e até mesmo em caso de reincidência excluir o blog do infrator.

Veja a seguir o passo a passo para executar esse procedimento:


2- Leia atentamente às instruções.

3- Preencha o quadro com "Informações de contato".


4- Agora, você deverá preencher o quadro "Obra protegida por direitos de autor".

  • No primeiro espaço, você deverá preencher com o link (links) de seu artigo (artigos) que foi plagiado. Você poderá informar apenas um link por formulário ou vários links colocando um por linha.

  • No segundo espaço, você deverá informar um breve relato sobre o artigo (artigos) citado como uma forma de descrever seu trabalho.
5- Preencheremos agora o quadro "Material alegadamente em infração". Nesse espaço, você deverá preencher com o link (links) das postagens que contenham a copia de seus artigos. Caso você tenha optado por denunciar mais de uma cópia no item anterior, utilize a opção "Adicionar mais" para adicionar a mesma quantidade informada anteriormente.

6- Marque as duas opções do item "Declarações sob juramento". Isso é necessário para confirmar que você tem convicção de que os arquivos lhe pertence, por isso leia os termos com atenção.

7- Preencha agora a caixa "Assinatura". Mais uma vez, é necessário atenção aos termos descritos, pois, essa assinatura eletrônica tem o mesmo valor de uma assinatura a punho. 

8- Por fim, para enviar a denúncia, clique no botão "Enviar" que se localiza no fim da página.

* Como descrito em vários trechos do tutorial, essa denúncia é bem minuciosa e requer ATENÇÃO o tempo todo para que sua denúncia seja válida e acatada pela equipe do Google.

* Logo após a conclusão do processo, você receberá um E-mail de confirmação do seu pedido de remoção de conteúdo copiado.

II - Blogs em Outras Plataformas e/ou Sites

Esse processo deve ser utilizado quando encontrar seus artigos copiados indevidamente em blogs e sites que estejam hospedados em outras plataformas. Nesse caso, o Google não pode remover o conteúdo diretamente, porém, os mesmos serão excluídos de todas as páginas de buscas do mesmo e, ainda, poderá também mesmo que com artigos próprios sofrer punições e não ser encontrado em pesquisas feitas por outros usuários ao site do Google.

Veja a seguir o passo a passo para executar esse procedimento:


2- Leia atentamente às instruções.

3- Preencha com as "informações de contato".

4- Agora, preencha o quadro "SEU TRABALHO PROTEGIDO POR DIREITOS AUTORAIS"
  • No espaço "Identifique e descreva o trabalho protegido por direitos autorais *" preencha como no processo do Blogger colocando um breve relato sobre o artigo (artigos) citado como uma forma de descrever seu trabalho.
  • No espaço "Onde podemos ver um exemplo autorizado do trabalho?:" preencha com com o link (links) de seu artigo (artigos) que foi copiado.

  • No espaço "Local do material infrator: *" preencha com com o link (links) dos locais onde seus artigos foram copiados.

5- No quadro "DECLARAÇÕES JURAMENTADAS",  preencha com atenção as informações necessárias, marcando as opções, colocando a data atual, sua assinatura digital, e, após o preenchimento completo clique no botão"Enviar".
6- Após a conclusão do processo, você receberá uma mensagem de confirmação. Com essa mensagem, um link para que acompanhe suas denúncias na página Painel de remoção: Pesquisa na web do Google.

III - Outros Serviços e Produtos do Google

Esse processo se destina à denúncia de cópias indevidas em outros serviços que fazem parte do Google. Nesses casos, é também seguro que será rapidamente atendido a exclusão total do conteúdo copiado.

Veja a seguir o passo a passo para executar esse procedimento:

1- Acesse a página de Remoção de Conteúdo do Google.

2- Leia as instruções com atenção.

3- Marque a opção a qual você teve conteúdo copiado.

4- Siga os próximos passos marcando as opções que tenha relação com o objetivo da denúncia (poderá variar as opções de acordo com o produto escolhido).

* Os passos serão semelhantes aos anteriores, bastando que você leia com atenção, marcando as opções corretas e preenchendo com os dados necessários quando solicitados.


Concluindo

Como você notou, tudo conspira para quem está com a razão e que com muito esforço criou um bom artigo para publicar em seu blog e não apenas utilizou CTRL+C e CTRL+V para se aproveitar do trabalho de outros. Por isso, trabalhe dedicadamente, pois mais vale 10 postagens suas do que 100 copiadas e também não deixe de compartilhar a ideia:

"Plágio é crime e deve ser combatido"!
Deixe seu comentário, pois ele é a motivação para nosso trabalho.

Comentários

 
Copyright ©2015 Canal Do MatheusBR Todos os Direitos reservados | Designed by Sinistro de BTN