Como Indexar Páginas do Blog no Google

Faça com que todas as postagens de seu blog sejam indexadas às buscas do Google.

A vontade de todo blogueiro é fazer com que suas postagens apareçam no mecanismos de busca, principalmente no Google, e para isso devemos aplicar várias técnicas de SEO em nosso blog e além disso trabalhar e muito na qualidade de nossos posts.

Nesse post mostraremos como usar uma técnica muito importante para blogs, que é o uso do Ferramentas para Webmasters que é disponibilizado pelo próprio Google  para o gerenciamento de sites, informações sobre desempenho, erros e o assunto a qual trataremos aqui que é a indexação de suas postagens para buscas no próprio site do Google. Partiremos desde o início ativando a conta no webmasters tools até chegar a parte da criação de Sitemaps que além de indexar suas postagens fará com que seu blog melhore nas posições das pesquisas.

Faça o tutorial com bastante atenção para que nada saia errado e você também poderá guiar-se pelas imagens que mostrarão como deve ser feito todo o processo.

Criando sua Conta

>> Para começarmos ativaremos a conta no Ferramentas para Webmasters acessando o site https://www.google.com/webmasters/tools e usando o endereço de Email e senha que você acessa o Blogger.

>> Depois de Acessado clique em "Adicionar um site".
>> Na janela que se abriu, digite a URL de seu blog e clique em "Continuar".
>> Agora, na nova tela que se abriu você pode notar duas opções. Nessa opção você clicará em "Métodos alternativos" e em seguida marcará a opção "Tag HTML".
>> Logo abaixo, surgirá novas opções. Atenção para as explicações surgidas! Você copiará o código como destacado em VERMELHO na imagem abaixo. Mantenha essa janela aberta.

Verificando seu blog

O passo agora é confirmar que você é mesmo proprietário do blog em questão, essa parte você fará a partir do painel do Blogger.
>> Acesse seu Blogger, vá em "Modelo" e "Editar HTML".

>> No código de seu template pesquise pela tag <head> e cole logo ABAIXO dela o código que você copiou na janela anterior e clique em "Salvar Modelo".
>> Volte na Janela das Ferramentas para Webmasters e clique na opção "Verificar".

>> Se foi tudo feito da maneira correta, aparecerá uma mensagem informando o sucesso do processo. Clique em"Continuar".
Criando o Sitemap

Depois de configurar seu blog no Ferramentas para Webmasters, é hora de adicionar o Sitemap para indexar as páginas já publicadas por você. 

>> Na janela que ficou após a conclusão do processo anterior ou na ( página inicial do Ferramentas para Webmasters clicando no seu blog já registrado), clique em "Sitemaps" e depois "Adicionar/Testar Sitemap".


>> Logo após o endereço de seu blog cole o código seguinte:
atom.xml?redirect=false&start-index=1&max-results=500
 OBSERVAÇÃO: Esse código fará indexar 500 postagens de seu blog. Caso seu blog contenha mais que isso use o seguinte código:
atom.xml?redirect=false&start-index=501&max-results=500
A diferenças entre os dois fica por conta do 501 adicionado que fará com que seja indexado de 501 a 1000 postagens. Se ainda seu blog conter mais de 1000, então você usará no código index=1001 e assim sucessivamente garantindo que todos seus posts apareçam nos resultados de pesquisa do Google.

>> Feito isso, clique em "Enviar Sitemap".

>> Pronto, esse processo fará com que suas postagens sejam indexadas ao Google.

Quero destacar aqui também que a medida que seus posts forem aumentando você precisará atualizar o Sitemap, como foi mostrado com os números referentes, para que você não deixe de indexar nenhum de seus arquivos e possam ser localizados sempre que alguém pesquisar por eles no Google.

Para verificar quantas páginas de seu blog já aparecem nos resultados de pesquisa do Google, veja o arquivo Como verificar se seu blog foi indexado ao Google.

Gostou? Comente. O seu comentário é a motivação para nosso trabalho.

Comentários

 
Copyright ©2015 Canal Do MatheusBR Todos os Direitos reservados | Designed by Sinistro de BTN