Jean Wyllys propõe emenda para retirar a homofobia da Bíblia?

É verdade que o deputado federal Jean Wyllys propôs uma emenda para retirar trechos considerados homofóbicos da Bíblia?
A notícia apareceu na segunda quinzena de junho de 2015 e se espalhou em inúmeros sites e blogs. De acordo com o artigo, o deputado federal Jean Wyllys teria proposto uma Emenda à Bíblia para retirar trechos considerados homofóbicos dos textos sagrados. O projeto teria causado polêmica mesmo antes de sua apresentação, fazendo com que vários membros da bancada evangélica tentassem a rejeição sumária da proposta.
A notícia ainda cita trechos do próprio autor do projeto, que teria justificado a sua proposta:
“Desde o início eu sabia das reações que os setores fundamentalistas iriam protagonizar. Mas vejam vocês que até mesmo do livro do Monteiro Lobato foi extraído um trecho racista, por qual motivo não podemos fazer o mesmo com a Bíblia?”
Será que essa notícia é real?
Será que isso é verdadeiro ou falso?
jeanwillian
Para tentar elucidar esse assunto, basta uma rápida busca no Google e percebermos que todos os sites e blogs que publicaram a tal notícia apenas copiaram o mesmo texto, com poucas (ou nenhuma) mudanças. Todo mundo republicando o boato sem citar fontes ou links que validem a reportagem.
No site da Câmara dos Deputados não há nenhuma menção sobre a tal proposta. Igualmente, nada é citado no site oficial do deputado Jean Wyllys.
Em seu perfil oficial no Facebook, o deputado esclarece, de forma bem-humorada, que tudo não passou mais um boato envolvendo o seu nome, mas que muita gente acabou acreditando:
face_jean_wylys

Origem

A notícia falsa surgiu de uma publicação no blog humorístico Joselito Muller e logo se espalhou – como se fosse real – em sites e blogs evangélicos, como o Grito de Alerta, o Revista Gospel e o Portal Proeves.
Já mostramos aqui no E-farsas outras notícias falsas inventadas pelo humorista Joselito Muller como aquela que dizia queSuzane Richthofen iria apresentar um programa infantil na Rede Globo, ou a que afirmava que o Ministério da Cultura teria gastado 4 milhões para criar o Memorial do Funk ou a que o Senado teria aprovado a criação da Bolsa Prostituição.
No próprio blog do Joselito Muller há textos avisando que nada do que é publicado lá deve ser levado a sério. Coisa que muita gente não faz.

Conclusão

Não foi proposto nenhum projeto de emenda na Bílblia por parte do deputado Jean Wyllys. A notícia foi uma brincadeira criada por um site humorístico.

Comentários

 
Copyright ©2015 Canal Do MatheusBR Todos os Direitos reservados | Designed by Sinistro de BTN