O FBI confirmou que o Brasil vendeu a Copa pra Alemanha?

Notícia afirma que uma investigação feita pelo FBI teria descoberto que o Brasil vendeu o jogo na Copa do Mundo de 2014 para Alemanha! Será?
O assunto Copa do Mundo sempre volta a circular pela web. Dessa vez, o que se espalhou pela internet é a notícia afirmando que investigações feitas pelo FBI – nos Estados Unidos – teriam comprovado que o Brasil havia vendido o jogo das semi-finais da Copa do Mundo para a Alemanha, em 2014.
Em um esquema milionário de corrupção – que levou o time brasileiro a deixar que a Alemanha fizesse 7 gols contra o nosso país – estariam envolvidos o Presidente da CBF, a Rede Globo de televisão e o diretor de jornalismo da ESPN, Gunther Schweitzer.
De acordo com a reportagem, o FBI irá liberar os documentos do escândalo em 30 dias.
Será que isso é verdadeiro ou falso?
Brasil teria deixado a Alemanha ganhar de 7x1 em troca de suborno! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)
Brasil teria deixado a Alemanha ganhar de 7×1 em troca de suborno! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdadeiro ou falso?

O FBI conduziu (e ainda conduz), de fato, algumas investigações relacionadas à corrupção na FIFA com a realização das copas do mundo, mas não há nada que ligue a goleada vergonhosa que Brasil levou da Alemanha, em 2014.
Nesse documento oficial publicado em maio de 205 pelo Governo dos Estados Unidos sobre o esquema de corrupção em Copas do Mundo de futebol, não é mencionado em nenhum momento o jogo das semi-finais entre o Brasil e a Alemanha.
Trecho inicial do arquivo disponibilizado pelo Governo dos Estados Unidos!
Trecho inicial do arquivo disponibilizado pelo Governo dos Estados Unidos!
Conforme foi explicado pelo Portal R7 e pelo Jornal El País, as investigações sobre casos de corrupção na Fifa envolvem cinco edições da Copa do Mundo: a da França (1998), África do Sul (2010), Brasil (2014), Rússia (2018) e Qatar (2022). E, no caso do Brasil, as denúncias recaem sobre a possível relação entre o secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke e Ricardo Teixeira, ex-presidente da CBF, com contratos de patrocinadores para sediar a Copa de 2014. O FBI está investigando se houve pagamento de subornos para a escolha de sedes do Mundial.
O presidente da Fifa, Joseph Blatter, renunciou ao cargo e pediu a organização de novas eleições na entidade.
As denúncias, aliadas a depoimentos de cartolas do futebol, aumentaram ainda mais a onda de boatos que reaparecem todos os anos sobre a seleção brasileira e é claro que muita gente até hoje ainda não “engoliu” uma derrota tão vergonhosa como essa que o Brasil sofreu.
No início da Copa do Mundo de 2014, por exemplo, os rumores afirmavam que o Brasil teria comprado a Copa do Mundo. Já, no final da Copa (quando o time brasileiro se mostrou incapaz de ganhar dos times adversários), os boatos mudaram, dizendo que o Brasil teria vendido a Copa! Vai entender…
No artigo que circula pela web em junho de 2015, novamente é citado o nome Gunther Schweitzer, que seria o chefe de jornalismo da ESPN e que teria denunciado a venda da Copa do Mundo de 2014 pelo Brasil. No entanto, precisamos lembrar que já havíamos pesquisado a respeito de um boato semelhante a esse, em 2010, referente à Copa de 1998. Na versão de 2010 (que ganhou novo fôlego em 2012, com a Copa das Américas e depois, em 2014), já era mencionado um tal de Gunther Schweitzer, mas ficou comprovado que esse senhor sequer é jornalista e que seu nome foi usado indevidamente junto com esse hoax.

Origem

O primeiro site a publicar essa suposta denúncia da venda do jogo Brasil X Alemanha foi o Portal Metrópole que, como já mostramos várias vezes aqui no E-farsas, tem o hábito de publicar notícias não verificadas de vez em quando. A notícia publicada pelo Portal Metrópole não é assinada e tampouco cita fontes, o que gera ainda mais dúvida quanto a sua veracidade.
Já mostramos aqui no E-farsas a verdade sobre algumas notícias falsas publicadas pelo Portal Metrópole como o boato daIgreja Universal estar vendendo terrenos no céu e o do projeto homofóbico que teria sido apresentado pelo deputado Jair Bolsonaro.

Conclusão

Está em andamento uma série de investigações a respeito de esquemas de corrupção envolvendo a Fifa e algumas Copas do Mundo e é bem capaz que surjam provas ligando subornos e alterações de resultados de jogos de futebol, mas nada que ligue (até agora) a goleada vergonhosa da Alemanha contra o Brasil.

Comentários

 
Copyright ©2015 Canal Do MatheusBR Todos os Direitos reservados | Designed by Sinistro de BTN