Tropas militares de todo o país estão marchando para Brasília?

É verdade que tropas militares de todos os estados brasileiros estão rumando para Brasília por precaução em função da grande manifestação Nacional de 15 de março?
A imagem abaixo apareceu nas redes sociais no dia 02 de março de 2015 e vem acompanhado de um alerta que deixou muita gente preocupada. Segundo o aviso, tropas gaúchas, paranaenses, catarinenses, paulistas e de demais estados estariam marchando suas tropas para Brasília, com o objetivo de “tomar conta” do país, caso os milhões de manifestantes causem algum problema durante a grande manifestação Nacional que promete tomar todo o país no dia 15 de Março.
Algumas postagens a respeito foram compartilhadas mais de 50mil vezes em poucos dias, além dos inúmeros comentários de leitores assustados, mas será que isso é verdade?
Tropas militares de todo o país estão marchando para Brasília! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)
Tropas militares de todo o país estão marchando para Brasília! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdadeiro ou falso?

O ano de 2015 começou recheado de boatos sobre uma iminente intervenção militar no país. Já falamos aqui no E-farsas sobre um alerta falso a respeito disso, que circulou através do WhatsApp há alguns dias. A diferença é que dessa vez o boato veio acompanhado de foto!
No entanto, a imagem de vários soldados em veículos militares, descendo por uma estrada, nada tem a ver com preparativos para um Golpe Militar contra o Governo.
Na verdade, a fotografia foi retirada do site do Exército Brasileiro e mostra o sexto dia da Operação Guarani 2014 – ocorrida no dia 18 de agosto de 2014 – e é parte de um exercício combinado de adestramento que reúne tropas do Exército Brasileiro e do Exército Argentino. A operação ocorreu na região de Cacequi e Rosário do Sul/RS, área onde está sediado o Campo de Instrução Barão de São Borja (Saicã).

Operação Guarani

Operação Guarani é o nome dado ao Exercício de Operações Combinadas com participação de tropas dos Exércitos do Brasil e da Argentina. O exercício, que simulou um quadro de guerra convencional, ocorreu no mês de agosto de 2014 serviu de treinamento para desenvolver formas de cooperação institucional e fortalecer os laços de amizade entre as forças terrestres do Brasil e da Argentina. Ao todo, participaram 1,2 mil militares e 320 viaturas dos dois países.

Conclusão

A imagem que mostra vários veículos militares em uma estrada nada tem a ver com a manifestação prevista para 15 de março de 2015. Trata-se do registro de uma simulação que serviu de treinamento para os exércitos do Brasil e da Argentina e ocorreu em agosto de 2014.
Sugestão e contribuição de Marcos Lana, através da nossa fanpage no Facebook!

Comentários

 
Copyright ©2015 Canal Do MatheusBR Todos os Direitos reservados | Designed by Sinistro de BTN